Tudo sobre a Bronquiolite

Eu sempre me lembro da primeira vez que o Mateus teve uma doença mais grave com febre e um resfriado forte e o pediatra deu o diagnóstico da bronquiolite. Naquela época nunca tinha ouvido falar da doença e fiquei bem preocupada. Mas fizemos o tratamento recomendado e logo o Mateus se recuperou.

Depois disso ouvi até algumas mães comentando sobre internação de bebês muito novinhos com a mesma doença, mas afinal o que é realmente a bronquiolite?

A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos que são pequenas passagens de ar que existem no pulmão. Os sintomas são muito parecidos com os de um resfriado mas em bebês menores de 6 meses pode ser uma doença grave e precisa de cuidado.

A bronquiolite é causada por alguns tipos de vírus, entre eles os vírus do resfriado comum como o influenza e o rinovirus.

Os sintomas são, como eu disse, parecidos com o resfriado comum – nariz escorrendo, febre baixa e tosse que podem se agravar para chiados e dificuldade de respirar.

O tratamento deve ser recomendado pelo pediatra, mas é próximo aos do resfriado – muita água para hidratação, repouso, lavar o nariz com soro fisiológico e fazer inalações com soro também ajudam.

Não dê anti-gripais ou outros remédios sem recomendação médica pois estes podem mascarar a real situação e evitar o tratamento correto da doença.

Deixe uma resposta