Quando dá para sair com o bebê?

Foto Flávia Fontes
Sessão Cinematerna de Jundiaí – set/17

Ter um recém-nascido em casa é aquele misto de emoções – é aquela luta pela adaptação e procurar voltar a rotina da casa e da mãe e ao mesmo tempo aquela delícia de ter um novo bebê com todas as descobertas diárias.

O papel da mãe não é fácil pois a necessidade do bebê é muito pesada neste começo. A amamentação em livre demanda, as consultas ao pediatra, as trocas, fazer a manutenção da casa. Sair de casa sem ser ir ao pediatra nem pensar e essa tarefa acaba sendo muito solitária para a mãe pois muitas vezes o pai está fora de casa trabalhando e a família continua a vida.

Mas quando dá pra dar aquela saidinha com o bebê e onde ir? Confesso que já vi bebês de dias passeando no shopping, mas a recomendação da maioria dos pediatras é que se aguarde completar os 3 meses e tomar todas as vacinas desta fase. Neste período a imunidade de bebê está um pouco mais fortalecida para enfrentar os vírus que acabam aparecendo especialmente em locais com muitas pessoas.

Mesmo após os 3 meses, o ideal é optar por passeios ao ar livre ou ambientes com poucas pessoas. Um parque, um pequeno café com as amigas, a casa de familiares.

Atualmente existem programas bem interessantes que buscam resgatar a mãe desta fase tão solitária como o puerpério. Muitas associações de mães, blogueiras organizam encontros para que as mães com bebês pequenos conversem, troquem experiências e conheçam outras mães na mesma situação. É uma forma de ver que não se está sozinha no mundo.

Um destes programas, do qual sou voluntária e defendo a bandeira, é o cinematerna. O cinematerna é uma ONG que tem como objetivo esse mesmo – o de tirar a recém-mãe de dentro de casa para uma gostosa sessão de cinema com seu bebê.

As sessões são preparadas para receber as mães e os bebês – tem som reduzido, menor luminosidade na tela, ar condicionado mais fraco e a luz da lateral fica acesa caso tenha qualquer “emergência”. As mães amamentam durante a sessão e ninguém se incomoda em assistir o filme com um chorinho ao fundo. Além disso tem trocador montado dentro da sala de cinema e nós voluntárias trabalhamos para ajudar a estacionar os carrinhos e levar pipoca, sacola e bebê pra dentro da sessão.

Todas as informações sobre locais, filmes e horários vocês encontram no site www.cinematerna.org.br . Ah e pra estimular ainda mais a socialização das mães, são organizados bate papos em cafés no próprio shopping após a sessão. Ótima oportunidade para conhecer outras mães, tirar dúvidas e contar as experiências.

E aí? Pronta pra sair de casa com o bebê? Oportunidades não faltam… Bjos

Deixe uma resposta