Quando posso levar o bebê para cortar o cabelo?

Mateus no primeiro corte de cabelo (Arquivo pessoal)

 

Não sei se vocês já ouviram falar mas algumas pessoas mais antigas dizem que só pode cortar o cabelo do bebê depois que ele completar um aninho.

Bom, na verdade as coisas não são assim tão rígidas. Tudo vai depender da quantidade de cabelo que seu filho ou filha tem e se isso está ou não atrapalhando no dia a dia.

Mas a ideia dos antigos não é totalmente errada, já que com esta idade a criança normalmente já segura bem o pescoço e consegue ficar sentada sozinha, duas coisas que facilitam o corte.

Mas se seu bebê tem muito cabelo mesmo, você pode levá-lo a partir dos 4 meses de idade para fazer um corte (esta é uma fase que você já consegue segurar o bebê de forma que o cabeleireiro consiga cortar) ou pode também optar por cortar você mesma em casa. O importante aí seria investir em uma tesoura própria para corte de cabelo. Mas a ajuda de um profissional com mais experiência sempre é melhor, ainda mais se a criança não para muito quieta.

Optando por um profissional, também é importante um que tenha experiência com crianças pequenas. Hoje tem cabeleireiros não só especializados mas que criam todo um ambiente para que a criança se sinta a vontade com cadeiras que imitam carros, brinquedos, vídeo-games e outras coisas para entreter as crianças.

O Mateus era muito careca, então esperei ele fazer um aninho para levar ele para cortar os cachinhos. A primeira vez que ele não entendia muito bem foi bem tranquila, mas depois de um ano e meio ele chorava bastante.

Aí eu sempre conversava com ele antes de ir, explicava que ele ia cortar o cabelo para ficar bonito e que eles não iam machucá-lo. Então hoje ele vai bem bonitinho e até se anima quando eu falo que vamos.

E você? Já levou o bebê para cortar o cabelo? Conta aqui nos comentários…

Deixe uma resposta